Salve, Terráqueos!
Continuando o tema que a Laina já falou aqui.
Mas essa continuação é mais uma introdução. Notamos que o texto anterior na verdade introduziu o projeto phoda do art till death, mas não deu muita noção para os leigos do que é um zine.
Vamos começar do Zero. Ou melhor, vamos recomeçar.
"De um modo geral o fanzine (ou zine para os íntimos) é toda publicação feita pelo fã. Seu nome vem da contração de duas palavras inglesas e significa literalmente “revista do fã” (fanatic magazine). Alguns estudiosos do assunto consideram fanzine somente a publicação que traz textos, informações, matérias sobre algum assunto. Quando a publicação traz produção artística inédita seria chamada revista alternativa. No entanto, o termo fanzine se disseminou de tal forma que hoje engloba todo tipo de publicação que tenha caráter amador, que seja feita sem intenção de lucro, pela simples paixão pelo assunto enfocado.
Assim, são fanzines as publicações que trazem textos diversos, histórias em quadrinhos , reprodução de HQ’s antigas, poesias, divulgação de bandas independentes, contos, colagens, experimentações gráficas, enfim, tudo que o editor julgar interessante.
Os fanzines são o resultado da iniciativa e esforço de pessoas que se propõem a veicular produções artísticas ou informações sobre elas, que possam ser reproduzidas e enviadas a outras pessoas, fora das estruturas comerciais de produção cultural." (fonte: Fanzine Expo)
Veja nesse vídeo como é produzir um zine (Faz aí):
Seguindo o modelo do vídeo, recebemos em meados de março (desculpe-nos a demora), aqui no Quartel General da RG, dois exemplares do zine do Brix Skwikz. Que são bem bacanas, por sinal.
O zine dele já atravessou o oceano e teve contatos com alguns países. Se você quiser um exemplar ou mais informações sobre elx basta entrar e contato pelo faceboook ou pelo e-mail. Avisamos: elx é misterioso, mas o trabalho é bacana. Poético e criativo.
Saca só:
E agora, deu pra entender mais sobre zines? Esperamos que tenha valido a pena para vocês.
Quer divulgar seu trabalho? Manda um e-mail pra gente: desabafa@mundorg.com.br
Post escrito a quatro mãos.

Nenhum comentário