Tecnologia do Blogger.

Indica Maninho!

Kurosawa' Mind

RGCast

Batalha das Versões

Feature

» »Unlabelled » Dica de Banda #18 - Creedence Clearwater Revival

(cantando bem alto) I WANT TO KNOW, HAVE YOU EVER SEEN THE RAIN?

Bom dia, caros Terráqueos. Venho hoje dar uma dica de banda, que provavelmente você, conhece, mas que SEMPRE vale ouvir. Impossível não gostar de pelo menos, uma musica.

Eu lembro de conhecer CCR, desde que eu escuto musica, meus pais escutavam, mas eu não tinha a menor ideia de que banda tocava ou cantava aquilo. Depois disso, me lembro quando era um pouco mais velho, tipo uns 8 ou 10 anos, que na casa da minha tia Maria lá no RS, sempre rolava esse som. Meus primos sempre ouviam, e eu gostava, mas ainda era muito guri para me preocupar em descobrir que banda tocava. Ai, comecei a minha formação de caráter musical. E redescobri o Creddence. E a cada musica que eu escutava, lembrava da sensação de ser criança, ir na casa da minha tia Maria e ouvir CCR de som ambiente. Isso me fez buscar mais sobre a banda, conhecer mais sons, e vou falar para vocês não sei dizer o que gosto mais na banda. Eles fazem um som misturando elementos de blues, country e rock que nos levam a loucura. Os timbres de guitarra são magnânimos, sem contar no vocal e suas belas melodias... Mas acho que o que me marca mais na banda são as sessões de improviso, encontrada em diversas musicas. Isso mostra a qualidade musical da banda, além do entrosamento, o que é muito importante!!!

Segue a historia da banda:

"Em setembro de 1959, John Fogerty (vocalista e guitarrista), Doug Clifford (bateria) e Stu Cook (baixo), ainda adolescentes, formam o The Blue Velvets. Dois meses mais tarde, Tom Fogerty (guitarrista), irmão mais velho de John, entra no grupo como cantor, mudando o nome da banda para Tommy Fogerty and The Blue Velvets. O nome do grupo muda para The Golliwogs em 1964, após assinarem contrato com a gravadora Fantasy Records, onde John trabalhava. Nos três anos seguintes alguns compactos foram lançados, fazendo grande sucesso local.
Em 24 de dezembro de 1967, sob a influência de Saul Zaentz, novo dono da Fantasy Records, eles decidem então se tornarem profissionais. Começando pelo nome que faria história no mundo do rock: um amigo de Tom chamado Credence Nuball, um comercial da cerveja "Clearwater" e Revival, simbolizando a união do grupo, serviram de inspiração. A banda vem então com um novo estilo de música, definido por John Fogerty que, como cantor e compositor, passou a ser o centro da banda.1
Em julho de 1968 é lançado o primeiro disco, Creedence Clearwater Revival3 , e já dá ao grupo um disco de ouro. Também foram lançados os compactos "Suzie Q" (Partes 1 e 2) e "I Put a Spell on You/Walk on the Water".
O segundo álbum, Bayou Country4 , é lançado em janeiro de 1969 e ganha disco de platina. Lançados também o compacto "Proud Mary/Born on the Bayou", que além de ganhar disco de ouro lança o grupo para uma carreira mundial de sucesso. Em abril, são lançados os compactos "Bad Moon Rising/Lodi" e "Green River/Commotion" (do terceiro álbum), ambos recebem disco de ouro.
O terceiro disco, Green River5 , lançado em agosto de 1969, também recebe disco de platina. O compacto "Down on the Corner/Fortunate Son" é lançado, quarto disco de ouro.
Em novembro de 1969 é lançado o quarto disco, Willy and the Poor Boys6 , que também recebe disco de platina. A banda, logicamente, esteve presente no festival de Woodstock, fazendo grande apresentação. O compacto "Travellin' Band/Who'll Stop the Rain" dá a banda o quinto disco de ouro, lançado em 1970. A banda começa sua primeira turnê pela Europa, fazendo também um enorme sucesso neste continente. O compacto "Up Around the Bend/Run Through the Jungle" também é disco de ouro.
Em julho de 1970 é lançado o disco de maior sucesso da banda, Cosmo's Factory7 , que vende mais de três milhões de cópias, disco de platina portanto. O compacto "Lookin'Out My Back Door/Long as I Can See the Light" é lançado e também é disco de ouro.
Ainda em 1970 é lançado o sexto disco Pendulum8 , que também foi disco de platina, o quinto do grupo. O ambiente no grupo porém já não é dos melhores: dizem que Tom, Doug e Stu não concordam em serem apenas uma banda para John Fogerty. Em 1971 é lançado o oitavo compacto disco de ouro: "Have You Ever Seen the Rain/Hey Tonight".


Em fevereiro de 1971 Tom Fogerty abandona o grupo para seguir carreira solo. Os outros decidem continuar como um trio, começando uma grande turnê pelos EUA e logo em seguidauma pela Europa. É lançado o décimo primeiro compacto, "Sweet Hitch-Hicker / Door to Door", que ainda atinge o topo das paradas. Em 1972 perfeita turnê pela Austrália, Nova Zelândia e Japão. O compacto "Someday Never Comes / Tearin' Up the Country" é lançado, mas não faz o mesmo sucesso dos anteriores, sendo o único que não ganhou disco de ouro.
É lançado o último álbum, Mardi Gras9 , em abril de 1972, que também ganha disco de ouro. A obra mostra que o grupo está próximo da divisão, com Stu Cook e Doug Clifford compondo algumas das canções (até então John Fogerty era quem compunha a maioria das canções da banda). Em 16 de outubro a gravadora Fantasy Records anuncia oficialmente o fim de Creedence Clearwater Revival .
Todos os membros da banda participaram das gravações do álbum solo de Tom Fogerty lançado em 1974, Zephyr National. Tom Fogerty morreu em 1990, vítima de tuberculose." 
Fonte: Wikipedia


Então é isso...

Se curtiu, nao curtiu, adorou, odiou ou resolveu que vai comprar a discografia dos caras e ouvi-la inteira, deixe um recado ai em baixo, ou nos mande um e-mail para desabafa@mundorg.com.br



Unknown

We are.., This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Leave a Reply

Select Menu